750 grammes
All our cooking blogs Edit post Follow this blog Administration + Create my blog
Chimarrão do Sul

Chimarrão do Sul

um pouco da bebida do sul do Brasil

OS 11 MANDAMENTOS DO CHIMARRÃO

Quem toma chimarrão deve conhecer muitas das regrinhas que a gauchada tem. Falo “regrinhas”, não para desvalorizar, mas por que são muitas! Na realidade, é muito importante para quem quer se tornar fã da bebida, saber tudo o que pode sobre o chima, até para não pagar mico na hora em que estiver consumindo o mate amargo! Regras? Tudo bem? Mas mandamentos? É isso aí! O pessoal no sul leva tão a sério o chimarrão que criou até alguns “mandamentos” sobre como tomar a bebida. É claro que há diversas variações desses mandamentos. Veja um conjunto bem comum dessas regras, que não são nada divinas, mas dão um toque de humor nas rodas de chimarrão. Conheça “Os 11 Mandamentos do Chimarrão”.

 

 

 

1º MANDAMENTO: “NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE”

Desde gurizinho, o gaúcho aprende por que o chimarrão se chama também mate amargo. Mas se você for de outra região, pode achar que é muito amargo acabar pecando do ponto de vista de um gaúcho: perguntar se pode adoçar o chimarrão! Você pode colocar água, farinha, rapadura, frutas cristalizadas, cachaça e até dinheiro dentro da cuia. Mas nunca, nunca mesmo, peça para colocar açúcar no chimarrão! Gaúcho é gente como qualquer um, tem seus pecados, mas não deveria presenciar um “crime” como esse – o de pedirem para adoçar o mate dele! Então, meu amigo, se achar que o chimarrão tá muito amargo, não se estresse: tome um guaraná bem geladinho. A sensação é refrescante.

 

2º MANDAMENTO: “NUNCA DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO”

Realmente, parece um tanto anti-higiênico todo mundo colocar a boca na mesma bomba. Não só parece como é. Mas não afronte a gauchada a fazer diferente do que gosta de fazer! De novo vai uma ideia: tome um guaraná bem geladinho. Vais ficar mais tranquilo, e não criará intrigas.

 

3º MANDAMENTO: “NUNCA DIGAS QUE O CHIMARRÃO ESTÁ QUENTE DEMAIS”

Se todos estão tomando o chima tranquilamente sem reclamar se á agua está quente, é porque ela está suportável por uma pessoa normal. Bom, mas talvez penses não ser uma pessoa normal. Então assume tua sensibilidade diante de todos!

 

4º MANDAMENTO: “NÃO DEIXES UM CHIMARRÃO PELA METADE

Quando você está tomando chimarrão, você não está sentado junto com uma tribo de índios fumando um cachimbo. NO cachimbinho, cada um dá uma puxada e passa adiante. No caso do mate, tome a água na cuia até ela roncar. Esvaziou a cuida, deixou de pecar por entregá-la antes da hora! Sobre isso, leia o 5º mandamento.

 

5º MANDAMENTO: “NÃO TE ENVERGONHES QUANDO A CUIA RONCAR”

Vamos ser sinceros: tem cada figura que se assusta no final do chimarrão! Quando a cuia ronca no final do mate, não entre em pânico, ninguém soltou um pum! O mate apenas chegou ao fim. Controle-se, e passe a vez do chimarrão para o próximo.

 

6º MANDAMENTO: “NÃO MEXAS NA BOMBA EM NENHUMA CIRCUSNTÂNCIA”

Existem ocasiões em que a bomba vai entupir. Normal acontecer isso, e por várias razões. A culpa pode ser dela mesma, da erva-mate, ou do camarada que preparou o chimarrão. Reclame, pergunte, peça ajuda. Mas em hipótese alguma COLOQUE SUAS MÃOS SOBRE A BOMBA! Não, ela não é sagrada. É só uma questão de respeito e da alçada de quem preparou o mate desse jeito meio troncho.

 

7º MANDAMENTO: “NÃO ALTERE A SEQUÊNCIA EM QUE O MATE ESTÁ SENDO SERVIDO”

Para entrar numa roda de chimarrão, você precisa entender como ela funciona. A cuia vai passando de mão em mão, sempre na mesma ordem para o seu lado direito. Você pode entrar na roda de chimarrão a qualquer momento, mas entende-se que depois de entrar, nunca deverá “furar a fila” e nem dar a preferência para ninguém, mesmo que em sua visão periférica esteja alguém que cativou a sua atenção!

 

8º MANDAMENTO: “NÃO CRUCIFIQUES O DONO DA CASA POR ABRIR A RODA DE CHIMARRÃO”

Julgar o dono da casa por ele ter dado início a roda de chimarrão é uma das maiores grosserias. Mas sabe por quê? Sempre o pior mate é o primeiro. Na realidade, quem serve e toma a abertura da roda está impedindo que você amargue ainda mais seus delicados lábios!

 

9º MANDAMENTO: “NUNCA TE ENVERGONHES DURMINDO COM A CUIA NA MÃO”

É bom às vezes tomar chimarrão sozinho. Favorece e meditação e pensamos nas nossas decisões a tomar. Agora, segurar a cuia dormindo junto com os amigos é uma das vergonhas que você pode passar. Afinal, eles decidiram estar ali; poderiam estar com outros amigos, mas escolheu você. E você dorme com a cuia na mão? Não precisa explicar muito pra entender porque isso não seria apropriado.

 

10º MANDAMENTO: “EM HIPÓTESE ALGUMA DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER”

Tomar chimarrão dá câncer mesmo? Bem, a questão não é se pode dar. A questão é: tu pega numa cuia de mate pela primeira vez e vais dar uma de entendido, dizendo que o mate mata? Agora, se você não consegue esquecer esse negócio de medicina, lembra daquela sugestão do guaraná? Agora é a hora!

 

11º MANDAMENTO: “RESPEITE A MÃO AO ENTREGAR E RECEBER A CUIA DE MATE”

Esta regra é uma das mais importantes, porque este assunto é o mais recorrente! A pessoas que está servindo o chimarrão, vai alcança-lo para você com a mão direita. Então, porque você vai fazer diferente na vez de passar o mate para a pessoa que está à sua direita? Não tem motivo para isso! Caso por um motivo forçado precisarmos usar a canhota para passar o mate, podemos dizer: “desculpe a mão!”

 

 

Pode-se dizer que ao terminar a leitura desse artigo, você já fez a iniciação do chimarrão. Agora é praticar! Mãos à obra! Ou melhor, mãos à cuia!

OS 11 MANDAMENTOS DO CHIMARRÃO

Share this post

Repost0

Comment on this post

P
Esse texto é um plágio adulterado da minha crônica OS DEZ MANDAMENTOS DO CHIMARRÃO. Retirem ou coloquem o texto correto.
Reply
P
Esta versão de Os Dez Mandamentos do Chimarrão é um plágio descarado do original. Alteraram o texto e não citam o autor, Eu sou o autor e este texto está registrado na Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional. Retirem isso do ar imediatamente !
Reply